Prefeitura Municipal de Araruama

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura de Araruama vem a público informar que está sendo anunciado nas mídias sociais um evento que irá acontecer no dia 15 de Dezembro,  no Parque de Exposições de Araruama. Mas, vem esclarecer que não existe nenhuma autorização por parte do Poder Executivo Municipal e dos outros órgãos competentes para realização do evento, nem mesmo da cessão do Parque de Exposições. Deixando claro que não se responsabiliza por nenhum ato feito em relação a este evento ou a organização do mesmo e que a Prefeitura só tomou ciência através das Redes Sociais.

 

 



 

História

História de Araruama

" Araruama só nos dias de chuva entristecia, perdia as cores,

mas quando o céu era azul, o verde de suas águas espelhava ao sol e uma

vela branca de barco dava uma palpitação de vida,

agitando as coisas inanimadas".

Do Livro Água-mãe, de José Lins do Rego

 

A História do município de Araruama é considerada por pesquisadores a 2ª Maior História Indígena do País. A origem Tupinambá mescla fatos históricos e fantasia, crenças e lendas sobre as bases desta cidade.

 

Conheça mais sobre a nossa História:

 

Hino de Araruama

O hino da Cidade de Araruama foi registrado em 10/1999 no D.O. do Estado do Rio de Janeiro (8775/3) numa publicação oficial, detendo daquela data o hino oficial ao compositor Pedro Paulo Pessoa Pinto,(Pedro Pessoa - Músico), as belas citações que determinavam uma nova era de primor à nossa cidade.

 

Autor: Geraldo da Mata Teixeira

 

Araruama, tens paisagens tão lindas

Araruama, tens belezas infindas

Araruama, o teu sol que seduz

Sob o teu céu que é o mais estrelado

Se formam noites azuis.

 

Os teus lagos de águas dolentes

Prateados de raro esplendor

Dão otimismo aos indiferentes

E o ambiente para o amor.

 

O Brasão

O primeiro brasão foi criado em 6 de fevereiro de 1859 em decreto firmado em 10 de junho de 1935 pelo Prefeito Mario dos Santos Alves.

 

Significados:

As cinco estrelas de cinco pontas representam cada um dos distritos de Araruama: o distrito sede (centro da cidade), Morro Grande, Iguabinha, São Vicente de Paulo e Praia Seca.

O cocar indígena e as flechas cruzadas em aspa (formando um "X") evocam os índios.

O moinho de vento e o monte de sal simbolizam o mais tradicional e característico produto do município.

O peixe, em campo de ouro, representa também um dos principais produtos de Araruama, graças à piscosidade da Lagoa e do litoral.

As datas de 1859 e 1890 rememoram, respectivamente, a criação da antiga Vila de São Sebastião de Araruama e a sua elevação à categoria de cidade.

A coroa mural de cinco torres é o atributo heráldico à cidade.