Escola Municipal Agostinho Franceschi comemora doze anos de fundação

A Escola Municipal Agostinho Franceschi comemorou nesta quarta-feira, dia 15 de março, o aniversário de doze anos de fundação. Todos os alunos e funcionários se reuniram no pátio, onde aconteceu um momento cívico e foram realizadas apresentações artísticas.

Com o objetivo de integrar o ambiente escolar e resgatar a história e cultura local foram realizadas apresentações de dança indígena e de maracatu. O corpo docente foi representado em um desfile dos alunos da educação infantil. A banda marcial regida pelo maestro Maurício apresentou cinco músicas, incluindo o hino da cidade.

O evento contou com a presença de Genira Franceschi (viúva de Agostinho Franceschi) e do filho Natalino Franceschi que, emocionado, falou da satisfação em estar na escola que leva o nome de seu pai.

“Poder comemorar mais um ano de existência da escola é a certeza de se manter viva a lembrança e a história de vida de meu pai”, disse.

Localizada no bairro Aurora, ao lado do Museu Arqueológico de Araruama, a Escola Municipal Agostinho Franceschi foi inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2005, na gestão do Prefeito Francisco Ribeiro (Chiquinho da Educação). A unidade atende em tempo integral da educação infantil ao 5º ano, e em tempo parcial do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com o total de 350 alunos.

Situada em área rural, mantém o programa Educação no Campo com uma horta orgânica para o consumo dos próprios alunos. Desenvolve ainda o Projeto Aracê, que é um projeto artístico-cultural com o objetivo de despertar o interesse e o prazer pela cultura, história e memória local, preservando o meio ambiente. A escola recebeu o nome em homenagem ao Senhor Agostinho Franceschi, que foi carpinteiro, lavrador, dono de armazém, Subprefeito por três gestões e trabalhou como jurado no Fórum de Araruama.

Por Luigi do Valle e Marcio Santos
Fotos: Marcelo Figueiredo