Comunidades dos distritos de São Vicente e Morro Grande receberão vacinação contra febre amarela neste fim de semana

Cinturão de bloqueio na zona rural de Araruama será prioridade

Cerca de 40 mil doses da vacina contra febre amarela foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde para o município de Araruama. A primeira etapa de vacinação acontece neste sábado e domingo (dias 18 e 19 de março), das 9 às 17h.

Entre os bairros rurais que irão receber as vacinas primeiro estão Lagoa de Juturnaíba, Sobara, Sobradinho e Posse (distrito de São Vicente), além dos bairros do distrito de Morro Grande, como Jardim Califórnia, Itatiquara, Centro de Morro Grande, Chatuba, Boa Vista e Aurora. Este primeiro lote segue orientação do Ministério da Saúde que é priorizar a zona rural da cidade (área de bloqueio). A medida está sendo tomada porque a doença não tem incidência em áreas urbanas. No entanto, a promessa do Governo do Estado é disponibilizar outros lotes para o município até que toda população possa ser imunizada.

Nesta quinta, dia 16, a Secretária Municipal de Saúde, Flavia Godinho, e a Coordenadora de Saúde Coletiva, Dra Nina Fernandes, estiveram em uma reunião pela manhã com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, além de outros prefeitos e secretários em Casimiro de Abreu. A Prefeitura de Araruama também estará disponibilizando equipes itinerantes para atender fazendas e propriedades rurais, bem como comunidades mais distantes.

Na terça-feira, dia 21, terá início a segunda etapa de vacinação no Centro do distrito de São Vicente, nos seguintes locais: Igreja Católica, Igreja Assembleia de Deus – Ministério Ebenezer e Hospital M. Armando Carvalho.

A vacinação será feita em pessoas entre 9 meses até 60 anos de idade. Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão: grávidas e mulheres que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos e pessoas com alergia a ovo.

Localidades e Escolas que serão Polos de Vacinação em São Vicente:

- Lagoa de Juturnaíba / Escola M. Joaquina de Oliveira Rangel

- Sobara / Escola. M. Pastor Alcebíades F. Flores.

- Sobradinho / Escola M. João Augusto Chaves

- Posse / Escola M. Luiz Antunes

Localidades e Escolas que serão Polos de Vacinação em Morro Grande:

- Jardim Califórnia / Escola M. Hegláucia  Maria de Melo Matta

- Centro / Honorino Coutinho

- Itatiquara / Escola M. Itatiquara

- Boa Vista / Escola M. Francisco Domingues Neto

- Aurora / Escola M. Agostinho Franceschi

- Chatuba / Igreja Assembleia de Deus em Chatuba

Informações importantes:

Quem DEVE SE VACINAR nesta primeira etapa?

• Moradores da área de bloqueio, ou seja, moradores da zona rural do município.
  • Pessoas que viajarão para áreas com recomendação de vacina, com pelo menos 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA.
  • Quem NÃO DEVE tomar a vacina?
  • Mulheres grávidas.
  • Pessoas com baixa imunidade.
  • Pessoas que tomaram a vacina Tríplice Viral nos últimos 30 dias.
  • Pessoas que apresentaram quadro gripal nos últimos 30 dias.
  • Crianças com menos de 9 meses de idade.
  • Idosos com mais de 60 anos.
  • Mulheres que estão amamentando.
  • Pessoas com alergia a ovos e derivados.

As crianças só serão vacinadas mediante a autorização dos pais e/ou responsáveis e apresentação obrigatória da caderneta de vacinação.

Os adultos devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista.

Além dos postos físicos de vacinação, equipes volantes estarão vacinando em localidades rurais mais distantes, fazendas e propriedades rurais.

A população DEVE EVITAR neste momento participar de passeios em áreas rurais, como cachoeiras e trilhas.

O agendamento para as pessoas que viajarão para áreas de recomendação de vacina continua sendo realizado pelo CIMI.