Especial - Vacinação contra Febre Amarela em Araruama

Na última quinta, dia 16, a Secretária Municipal de Saúde, Flavia Godinho, e a Coordenadora de Saúde Coletiva, Dra Nina Fernandes, estiveram em uma reunião pela manhã com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, além de outros prefeitos e secretários em Casimiro de Abreu.

A Prefeitura de Araruama disponibilizou equipes itinerantes para atender fazendas e propriedades rurais, bem como comunidades mais distantes, para vacinação contra Febre Amarela.

O primeiro dia da campanha de vacinação começou com a saída, às 6h, de vários agentes da Secretaria de Saúde para a zona rural do município para imunizar contra a Febre Amarela.

Das 9 às 17h, aconteceu a vacinação nos bairros rurais como Lagoa de Juturnaíba, Sobara, Sobradinho e Posse (distrito de São Vicente), além dos bairros do distrito de Morro Grande, como Jardim Califórnia, Itatiquara, Centro de Morro Grande, Chatuba, Boa Vista e Aurora.

O trabalho continou à noite com as equipes itinerantes. O trabalho contou com a participação de diversas Secretarias como Defesa Civil e Agricultura. Somente no primeiro dia foram vacinadas 7.313 pessoas.

Este primeiro lote segue orientação do Ministério da Saúde que é priorizar a zona rural da cidade (área de bloqueio). A medida está sendo tomada porque a doença não tem incidência em áreas urbanas. No entanto, a promessa do Governo do Estado é disponibilizar outros lotes para o município até que toda população possa ser imunizada.

O segundo dia da campanha de vacinação começou cedo com a saída, às 6h, de vários agentes da Saúde para a zona rural do município para vacinar contra a Febre Amarela.

Cerca de 40 mil doses da vacina contra febre amarela foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde para o município de Araruama. A primeira etapa de continua neste domingo até às 17h.

Nesta primeira etapa 12.968 pessoas foram vacinadas nos dois primeiros dias da campanha na zona rural.

Na segunda-feira, 20/03, uma equipe móvel realizou a vacinação na localidade de Engenho Novo na parte da tarde.

A Prefeitura de Araruama imunizou 5.739 na terça-feira, dia 21 de março, no distrito de São Vicente de Paula. A ação faz parte da campanha de vacinação de bloqueio contra a febre amarela realizada em toda área rural do município.

Até o momento, 18.707 doses da vacina foram aplicadas.

Hoje, dia 23, a Prefeitura de Araruama realiza a vacinação contra a Febre Amarela no Centro e no distrito de Praia Seca. A expectativa é de que 22 mil doses sejam aplicadas. Somente na Praça Antônio Raposo serão disponibilizadas 11 mil doses. A vacinação acontecerá até às 17h, nos seguintes locais:

Casa Abel - Av. Prefeito Afrânio Valladares, 2000 - Praia do Hospício.

Parque de Exposição Manoel Marinho Leão - Rua Dr. Batista, S/N - Fazendinha

Policlínica de Praia Seca (Subprefeitura de Praia Seca) – Estrada de Praia Seca, S/N

Tenda na Praça Antônio Raposo (Espaço de Interação Popular) - Centro

Atenção moradores de Iguabinha!!!

A vacinação contra a Febre Amarela prosseguiu no sábado, dia 25 de março, no distrito de Iguabinha, na Escola Municipal Celina Mesquita Pedrosa!!!

Vacinação contra febre amarela continua em Araruama

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, já imunizou 37.288 pessoas contra a febre amarela. A vacinação agora continua nos seguintes Postos de Vacinação:

• Policlínica Municipal de Praia Seca
•Departamento de Saúde Coletiva
•PSF de São Vicente
•PSF de Ponte dos Leites
•PSF de Iguabinha
•CIMI (100 doses por dia)

A vacinação será feita em pessoas entre 9 meses até 60 anos de idade. Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão: grávidas e mulheres que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos e pessoas com alergia a ovo.

Informações importantes:

Quem DEVE SE VACINAR nesta primeira etapa?

•  Moradores da área de bloqueio, ou seja, moradores da zona rural do município.
  •  Pessoas que viajarão para áreas com recomendação de vacina, com pelo menos 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA.
  •  Quem NÃO DEVE tomar a vacina?
  •  Mulheres grávidas.
  •  Pessoas com baixa imunidade.
  •  Pessoas que tomaram a vacina Tríplice Viral nos últimos 30 dias.
  •  Pessoas que apresentaram quadro gripal nos últimos 30 dias.
  •  Crianças com menos de 9 meses de idade.
  •  Idosos com mais de 60 anos.
  •  Mulheres que estão amamentando.
  •  Pessoas com alergia a ovos e derivados.

As crianças só serão vacinadas mediante a autorização dos pais e/ou responsáveis e apresentação obrigatória da caderneta de vacinação.

Os adultos devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista.

Além dos postos físicos de vacinação, equipes volantes estarão vacinando em localidades rurais mais distantes, fazendas e propriedades rurais.

A população DEVE EVITAR neste momento participar de passeios em áreas rurais, como cachoeiras e trilhas.

O agendamento para as pessoas que viajarão para áreas de recomendação de vacina continua sendo realizado pelo CIMI.