Prefeitura Municipal de Araruama

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura de Araruama vem a público informar que está sendo anunciado nas mídias sociais um evento que irá acontecer no dia 15 de Dezembro,  no Parque de Exposições de Araruama. Mas, vem esclarecer que não existe nenhuma autorização por parte do Poder Executivo Municipal e dos outros órgãos competentes para realização do evento, nem mesmo da cessão do Parque de Exposições. Deixando claro que não se responsabiliza por nenhum ato feito em relação a este evento ou a organização do mesmo e que a Prefeitura só tomou ciência através das Redes Sociais.

 

 



 

Notícias

Prefeitura de Araruama e Águas de Juturnaíba lançam Pedra Fundamental da ETE Novo Horizonte

A Prefeitura Municipal de Araruama e a concessionária Águas de Juturnaíba lançam, no dia 12 de maio, às 10h30, a Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Horizonte, localizada no bairro com o mesmo nome, no loteamento Lagoarama I.

A unidade terá nível de tratamento terciário e capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo e atenderá cerca de 20 mil pessoas dos bairros Pontinha, Vila Capri, Clube Náutico, Canal, Novo Horizonte e Salgado. Com a nova ETE, que tem previsão para ser concluída em até um ano, a concessionária passará a ter cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 82,5%. 

O projeto da nova estação surgiu da necessidade de ampliação da capacidade de tratamento de esgoto em Araruama, para atendimento de novas áreas previstas no Plano Diretor e confirmadas em estudos atuais.  O processo de tratamento da ETE Novo Horizonte será composto de gradeamento, para retirada de sólidos; filtros e reatores biológicos; decantadores para absorção de material orgânico e sedimentação de sólidos dissolvidos; e desinfecção e tratamento do lodo da estação, que será destinado à usina de compostagem para fabricação de adubo orgânico.
 
"Vamos construir uma estação de tratamento de esgoto de nível terciário, a mais avançada dentro das tecnologias disponíveis. Essas obras são essenciais para evitar o envio de poluentes à Lagoa de Araruama, que é o cartão-postal da região e tem um papel fundamental no mercado turístico, pesqueiro, esportivo e imobiliário de Araruama", explicou o superintendente da concessionária, Carlos Gontijo.
 
De acordo com a Prefeita de Araruama, Livia Bello, além da ETE Novo Horizonte, a cidade vai receber, até 2019, a ETE Praia Seca.

“Com a conclusão dessas estações, o município chegará a mais de 90% de esgoto coletado e tratado. Já foram implantados aproximadamente 1.600 metros de rede coletora de esgoto no município de Araruama, abrangendo os bairros atendidos pela ETE Novo Horizonte”, disse.

A concessionária Águas de Juturnaíba também finalizou a implantação de 3.500m de rede pressurizadas (recalque) para transporte de esgoto até a estação. Foram construídas sete estações elevatórias de esgoto, com potência de 35 CV, automatizadas e acionadas por inversores de frequência, para bombear o esgoto captado pelas redes. 

Também foram implantadas tubulações de diâmetros, variando de 150mm a 250mm para coleta de esgotos, e de 75mm a 200mm para as redes pressurizadas (recalque), que bombearão os esgotos de elevatórias secundárias até a elevatória final, de onde serão destinados para a Estação de Tratamento. O projeto da estação é constituído, ainda, de sistema construtivo do modelo unitário, que prevê a coleta de esgotos e águas pluviais, com interceptação de galerias pluviais que desaguam na Lagoa de Araruama. Para isso, foram construídas 23 interceptações de esgoto, evitando o desague na lagoa, e destinando o efluente ao sistema de coleta.