Notícias

Semana da Enfermagem 2017 em Araruama acontece de 15 a 19 de maio na Escola Politécnica

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante os dias 15 a 19 de maio, a Semana da Enfermagem, na Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa, no Centro.

A Cerimônia de Abertura da Jornada Científica da Enfermagem acontece na segunda-feira, dia 15, às 9h30, na Casa de Cultura. Direcionado a estudantes, profissionais, representantes de organizações de saúde e demais interessados na área, o evento abordará discussões das práticas de trabalho nas mais diversas perspectivas e, também, a formação dos técnicos em enfermagem no cenário atual do mercado. A programação inclui palestras com especialistas.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Amaral, o evento mostra a importância do debate de temas ligados aos rumos da enfermagem no Brasil.

“Esta ocasião proporciona reflexões relacionadas a formação do Técnico em Enfermagem. O evento foi criado devido a comemoração nacional da Semana Brasileira de Enfermagem demandada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que neste ano discute o tema Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática”, disse.

Cerimonial de Abertura 

Tema: “Acolhimento”
Data: 15/05/2017 – 9h30 às 12h
Dados do palestrante: Dramatização com o grupo Teatrama.


Nome: Enfa. Milena Aparecida da C. Moura
Tema: “Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar”

Data: 15/05/2017 – 13h30 às 16h
Dados do palestrante: Bacharela em Enfermagem pela UVA; MBA em Gestão Hospitalar e Controle de Infecção Hospitalar; e Pós-graduada em Neo-Natal e Pediatria.


Nome: Enfa. Mariana Brito Vieira de Almeida
Tema: “Pre-natal/Parto humanizado”

Data: 16/05/2017 – 9h30 às 12h
Dados do palestrante: Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela UFF; Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho, atuando neste município na estratégia de saúde da família desde 2013, e docente da Escola Politécnica de Araruama desde 2014.


Nome: Enfa. Rosiane Silva
Tema: “Atualização do PNI” 

Data: 16/05/2017 – 13h30 às 16h
Dados do palestrante: Bacharela em Enfermagem pela UVA; Pós-graduada em docência do ensino superior e farmacologia aplicada em interações medicamentosas; Já contribuiu para este município como coordenadora do HMPASC, Coordenadora da Imunização, hoje atuando como docente na UNILAGOS e Escola Politécnica de Araruama, totalizando 22 anos de contribuição nas áreas de ensino e assistência em enfermagem.


Nome: Enfa. Luciana da Costa Castro
Tema: “Prevenção e Tratamento de Feridas”

Data: 17/05/2017 – 9h30 às 12h
Dados do palestrante: Atua na área da saúde desde 2000, porém como enfermeira desde 2009 (Graduada em Enfermagem pela UNISUAN); Especialista em feridas e atuando nesta área há 10anos; Pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estácio de Sá; atualmente enfermeira diretora da comissão de curativos da Clínica Cicatrizar; e coordenadora da comissão de curativo deste município como uma vasta experiência na área.

 

Nome: Enfa. Renata Araujo de Souza M. Galvão
Tema: “Amamentação”

Data: 17/05/2017 – 13h30 às 16h
Dados do palestrante: Bacharela em Enfermagem pela UNILAGOS; Pós-Graduada em UTI Neonatal e Pediátrica pela Universidade Estácio de Sá; Docente do Curso de Formação Técnica em Enfermagem – Itens Unidade Araruama; atuando na área há 8anos, atualmente coordenadora de Enfermagem da UPA – Araruama.


Nome: Fisio. Hiury Marins dos Santos
Tema: “Ventilação e Modos de Ventilação Mecânica”

Data: 18/05/2017 – 9h30 às 12h
Dados do palestrante: Fisioterapeuta Intensivista formado pela UNIVERSO, Pós graduado em UTI há 03 anos atuando na área de fisioterapia intensivo.


Nome: Enf. Jair da Silveira Machado
Tema: “Atuação e assistência do enfermeiro ao paciente psiquiátrico na emergência”

Data: 18/05/2017 – 13h30 às 16h
Dados do palestrante: Bacharel em Enfermagem pela UNILAGOS.


Nome: Dr. Fabiano Gomes 
Temas: “Abordagem e suporte básico de vida” – 9h30 às 12h
“Interpretação de Eletrocardiograma” – 13h30 às 16h

Data: 19/05/2017 
Dados do palestrante: Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho, Especialização em Clinica Médioca pela SBCM, Especialização em Cardiologia pela SBC, Especialização em Medicina Intensiva AMIB e docência do ensino superior. Atua como médico socorrista do CBMERJ, médico socorrista do quadro permanente deste município desde 2000.