Prefeitura de Araruama e Águas de Juturnaíba lançam Pedra Fundamental da ETE Novo Horizonte

A Prefeitura Municipal de Araruama e a concessionária Águas de Juturnaíba lançaram no dia 12 de maio, a Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Horizonte, localizada no bairro com o mesmo nome, no loteamento Lagoarama I.

O projeto da nova estação surgiu da necessidade de ampliação da capacidade de tratamento de esgoto em Araruama, para atendimento de novas áreas previstas no Plano Diretor e confirmadas em estudos atuais.  O processo de tratamento da ETE Novo Horizonte será composto de gradeamento, para retirada de sólidos; filtros e reatores biológicos; decantadores para absorção de material orgânico e sedimentação de sólidos dissolvidos; e desinfecção e tratamento do lodo da estação, que será destinado à usina de compostagem para fabricação de adubo orgânico.

"Vamos construir uma estação de tratamento de esgoto de nível terciário, a mais avançada dentro das tecnologias disponíveis. Essas obras são essenciais para evitar o envio de poluentes à Lagoa de Araruama, que é o cartão-postal da região e tem um papel fundamental no mercado turístico, pesqueiro, esportivo e imobiliário de Araruama", explicou o superintendente da concessionária, Carlos Gontijo.

A unidade terá nível de tratamento terciário e capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo e atenderá cerca de 20 mil pessoas dos bairros Pontinha, Vila Capri, Clube Náutico, Canal, Novo Horizonte e Salgado. Com a nova ETE, que tem previsão para ser concluída em até um ano, a concessionária passará a ter cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 82,5%.

De acordo com a Prefeita de Araruama, Livia Bello, além da ETE Novo Horizonte, a cidade vai receber, até 2019, a ETE Praia Seca.

“Com a conclusão dessas estações, o município chegará a mais de 90% de esgoto coletado e tratado. Já foram implantados aproximadamente 1.600 metros de rede coletora de esgoto no município de Araruama, abrangendo os bairros atendidos pela ETE Novo Horizonte”, disse.

A concessionária Águas de Juturnaíba também finalizou a implantação de 3.500m de rede pressurizadas (recalque) para transporte de esgoto até a estação. Foram construídas sete estações elevatórias de esgoto, com potência de 35 CV, automatizadas e acionadas por inversores de frequência, para bombear o esgoto captado pelas redes.

Também foram implantadas tubulações de diâmetros, variando de 150mm a 250mm para coleta de esgotos, e de 75mm a 200mm para as redes pressurizadas (recalque), que bombearão os esgotos de elevatórias secundárias até a elevatória final, de onde serão destinados para a Estação de Tratamento. O projeto da estação é constituído, ainda, de sistema construtivo do modelo unitário, que prevê a coleta de esgotos e águas pluviais, com interceptação de galerias pluviais que desaguam na Lagoa de Araruama. Para isso, foram construídas 23 interceptações de esgoto, evitando o desague na lagoa, e destinando o efluente ao sistema de coleta.