Abertura da Semana da Enfermagem em Araruama reuniu profissionais e estudantes da área na Casa de Cultura

Até o dia 19 de maio acontecem palestras na Escola Municipal Politécnica

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na segunda-feira, dia 15, a Cerimônia de Abertura da Jornada Científica da Enfermagem. A solenidade aconteceu na Casa de Cultura de Araruama e reuniu diversos profissionais da área e estudantes de enfermagem.

O grupo Teatrama realizou uma dramatização mostrando os obstáculos e as realizações do dia a dia de um profissional da enfermagem. O evento também contou com apresentação musical com Bianca Louzada e Alan Quintanilha que emocionaram o público presente ao cantar a música "Trem Bala", de Ana Vilela.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Amaral, o evento mostra a importância do debate de temas ligados aos rumos da enfermagem no Brasil.

“Esta ocasião proporciona reflexões relacionadas a formação do Técnico em Enfermagem. O evento foi criado devido a comemoração nacional da Semana Brasileira de Enfermagem demandada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que neste ano discute o tema Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática”, disse.

Data: 17/05/2017 – 13h30 às 16h
Nome: Enfa. Renata Araujo de Souza M. Galvão
Tema: “Amamentação”
Dados do palestrante: Bacharela em Enfermagem pela UNILAGOS; Pós-Graduada em UTI Neonatal e Pediátrica pela Universidade Estácio de Sá; Docente do Curso de Formação Técnica em Enfermagem – Itens Unidade Araruama; atuando na área há 8anos, atualmente coordenadora de Enfermagem da UPA – Araruama.

Data: 18/05/2017 – 9h30 às 12h
Nome: Fisio. Hiury Marins dos Santos
Tema: “Ventilação e Modos de Ventilação Mecânica”
Dados do palestrante: Fisioterapeuta Intensivista formado pela UNIVERSO, Pós graduado em UTI há 03 anos atuando na área de fisioterapia intensivo.

Data: 18/05/2017 – 13h30 às 16h
Nome: Enf. Jair da Silveira Machado
Tema: “Atuação e assistência do enfermeiro ao paciente psiquiátrico na emergência”
Dados do palestrante: Bacharel em Enfermagem pela UNILAGOS.

Data: 19/05/2017
Nome: Dr. Fabiano Gomes
Temas: “Abordagem e suporte básico de vida” – 9h30 às 12h
“Interpretação de Eletrocardiograma” – 13h30 às 16h
Dados do palestrante: Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho, Especialização em Clinica Médioca pela SBCM, Especialização em Cardiologia pela SBC, Especialização em Medicina Intensiva AMIB e docência do ensino superior. Atua como médico socorrista do CBMERJ, médico socorrista do quadro permanente deste município desde 2000.