Iniciativas da Prefeitura de Araruama para diminuição dos índices de violência já mostram resultados

Diferente do que vem sendo mostrado por alguns veículos de comunicação, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) comparativos ao 1º e 2º semestre deste ano mostram que a cidade de Araruama tem reduzido substancialmente os índices de violência.

Segundo o Secretário de Segurança, Vanderlei Magalhães, a integração com as forças locais de segurança, composta pelas polícias Civil, Militar e Guarda Civil, já está proporcionando resultados positivos no combate a violência. Araruama foi a única cidade da Região dos Lagos que conseguiu baixar os índices de letalidades violentas (homicídio e tentativa de homicídio).

"De acordo com indicadores da Secretaria de Estado de Segurança, referente aos resultados do segundo trimestre deste ano, somente Araruama e Arraial do Cabo conseguiram índices positivos. As outras cidades da Região dos Lagos tiveram aumento em letalidade violenta e roubo de veículos. Durante reunião realizada no 4º CPA (Comando de Policiamento de Área) da Polícia Militar (Niterói), a cidade de Araruama foi destaque entre todas as cidades do Estado do Rio, devido as ações adotadas pelo município como a criação da Guarda Escolar e o projeto Araruama Segurança Já. A Coordenação do Instituto de Segurança Pública (ISP) sugeriu a todos os comandantes e delegados que procurem adotar o sistema de segurança praticado em Araruama", disse.

Apesar da questão de segurança pública ser de responsabilidade específica dos estados brasileiros e da União, a Prefeitura de Araruama vem desenvolvendo um plano de ação para colaborar conjuntamente no combate ao crime no município, sendo a principal iniciativa da Prefeita Livia Bello, a Lei Nº 2186 de 24 de maio de 2017, que institui o programa Araruama Segurança Já.

Uma das primeiras iniciativas da Prefeita Livia foi a criação da Guarda Escolar, no mês de fevereiro. A Guarda Escolar assumiu o policiamento nas escolas municipais, evitando a entrada de drogas, brigas entre alunos, além de liberar a Guarda Civil e Polícia Militar para o enfrentamento a criminalidade em pontos estratégicos. Desta forma, a Guarda Civil passou a combater com mais intensidade os furtos e roubos no Centro de Araruama.

No mês de junho foi sancionada a Lei que cria o Programa Araruama Segurança Já. Esta lei instituiu um sistema de premiação por desempenho aos policiais militares, policiais civis e guardas civis do município. O município concede uma premiação no valor de R$ 1000,00 (mil reais) para 20 servidores da área de segurança pública que atingirem as maiores pontuações, seguindo alguns critérios como, por exemplo, combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogos, prisão de suspeitos de roubo ou tráfico.

Para a Prefeita de Araruama, Livia Bello, apesar da atribuição constitucional da segurança pública ser dos governos estaduais, o programa Araruama Segurança Já vem para colaborar com o setor para reduzir os índices de violência.

"Este é um momento histórico, estamos unindo forças com as Polícias Militar, Civil e Guarda Civil para o bem da nossa cidade. Araruama é um exemplo para o nosso Estado. Os municípios têm que cooperar com as ações de segurança pública, pois é preciso adotar medidas que contribuam com a redução do índice de violência. A produtividade e desempenho desses profissionais são cruciais para a qualidade de vida da população e homenageando-os estamos reconhecendo o protagonismo dos servidores da segurança", afirmou.