Ouvidoria Municipal permite ao cidadão solicitar informações públicas aos órgãos da Prefeitura de Araruama

Auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o cidadão e as instituições públicas municipais é uma das missões da Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Araruama.

Para facilitar o acesso a informação, a Ouvidoria Municipal tem adotado ferramentas virtuais e um espaço físico para receber as solicitações da população. No espaço virtual foram disponibilizados espaços como o Fale Conosco do site da Prefeitura de Araruama (www.araruama.rj.gov.br) e o E-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão - www.araruama.rj.gov.br/esiclivre).

O e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Além de organizar e facilitar o processo, um importante recurso do e-SIC é que ele gera um número de protocolo e senha individuais para o solicitante, que pode acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail.

Para a Ouvidora Municipal, Raiana Soares Berling, o modelo de comunicação transparente adotado pela atual administração tem aproximado a prefeitura do cidadão.

"A sociedade está cada vez mais participativa e cívica. A Ouvidoria é mais uma forma de comunicação direta da Prefeitura com a sociedade. O uso de ferramentas que facilitem o acesso é um importante passo que complementa as ações de transparência já realizadas no município", disse.

A Ouvidoria Municipal funciona na sede da Prefeitura de Araruama, 2º andar, das 9 às 17h, ou pelo telefone 2665-2121, ramal 248.