Upa 24h de Araruama passa a funcionar no modelo Manchester de Classificação de Risco

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando uma nova sistemática de atendimento que priorizará os casos mais graves e com riscos à vida do paciente, com a adoção do sistema de classificação de risco que, obedecendo a protocolos de referência internacionais, buscará dar um atendimento em menor tempo aos casos de maior gravidade, na Upa 24h.

O novo protocolo de atendimento é baseado no chamado “Critério de Manchester” e classifica por cores os níveis de gravidade dos respectivos atendimentos. O vermelho refere-se à emergência; o amarelo refere-se a atendimentos de urgência; o verde, que se refere a atendimentos de pouca urgência; e a cor azul, que representa atendimentos não urgentes.

O Protocolo de Manchester foi elaborado com o objetivo de organizar a fila nos serviços de urgências para assegurar que pacientes não esperem mais do que o tempo seguro para o primeiro atendimento médico.

De acordo com o diretor da unidade, o médico Flávio Felicíssimo, com essa nova metodologia, o serviço dinamizará o fluxo de atendimento.

“Com esse novo protocolo de atendimento, nós avançaremos e agilizaremos o atendimento, reduzindo o tempo para identificação e triagem das ocorrências que chegarem a UPA”, explica o diretor.

O processo de triagem, a partir dessa modificação, será realizado por um profissional de enfermagem com a devida capacitação para atender aos requisitos desse novo protocolo, otimizando o fluxo e a identificação das necessidades emergenciais.

Ultrapassado o tempo previsto sem que o atendimento aconteça e havendo sensação de piora dos sintomas, o paciente pode ser reavaliado e reclassificado caso seja constatado o agravamento de seu quadro clínico.

Como funciona?

A identificação é feita pela equipe de Enfermagem, formada por profissionais preparados para orientar os pacientes. Após a avaliação, os Boletins de Atendimento Médico já recebem cores que identificam o grau de risco:

Vermelha: indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato, tendo prioridade entre os demais. A previsão é de que o atendimento aconteça em até 10 minutos.

Amarela: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos.

Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos.

Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos.

Serviço:

A UPA 24 horas atende diariamente e está situada à Rua Baster Pilar, Parque Hotel.