Prefeitura Municipal de Araruama

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura de Araruama vem a público informar que está sendo anunciado nas mídias sociais um evento que irá acontecer no dia 15 de Dezembro,  no Parque de Exposições de Araruama. Mas, vem esclarecer que não existe nenhuma autorização por parte do Poder Executivo Municipal e dos outros órgãos competentes para realização do evento, nem mesmo da cessão do Parque de Exposições. Deixando claro que não se responsabiliza por nenhum ato feito em relação a este evento ou a organização do mesmo e que a Prefeitura só tomou ciência através das Redes Sociais.

 

 



 

Notícias

Upa 24h de Araruama passa a funcionar no modelo Manchester de Classificação de Risco

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando uma nova sistemática de atendimento que priorizará os casos mais graves e com riscos à vida do paciente, com a adoção do sistema de classificação de risco que, obedecendo a protocolos de referência internacionais, buscará dar um atendimento em menor tempo aos casos de maior gravidade, na Upa 24h.

O novo protocolo de atendimento é baseado no chamado “Critério de Manchester” e classifica por cores os níveis de gravidade dos respectivos atendimentos. O vermelho refere-se à emergência; o amarelo refere-se a atendimentos de urgência; o verde, que se refere a atendimentos de pouca urgência; e a cor azul, que representa atendimentos não urgentes.

O Protocolo de Manchester foi elaborado com o objetivo de organizar a fila nos serviços de urgências para assegurar que pacientes não esperem mais do que o tempo seguro para o primeiro atendimento médico.

De acordo com o diretor da unidade, o médico Flávio Felicíssimo, com essa nova metodologia, o serviço dinamizará o fluxo de atendimento.

“Com esse novo protocolo de atendimento, nós avançaremos e agilizaremos o atendimento, reduzindo o tempo para identificação e triagem das ocorrências que chegarem a UPA”, explica o diretor.

O processo de triagem, a partir dessa modificação, será realizado por um profissional de enfermagem com a devida capacitação para atender aos requisitos desse novo protocolo, otimizando o fluxo e a identificação das necessidades emergenciais.

Ultrapassado o tempo previsto sem que o atendimento aconteça e havendo sensação de piora dos sintomas, o paciente pode ser reavaliado e reclassificado caso seja constatado o agravamento de seu quadro clínico.

Como funciona?

A identificação é feita pela equipe de Enfermagem, formada por profissionais preparados para orientar os pacientes. Após a avaliação, os Boletins de Atendimento Médico já recebem cores que identificam o grau de risco:

Vermelha: indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato, tendo prioridade entre os demais. A previsão é de que o atendimento aconteça em até 10 minutos.

Amarela: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos.

Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos.

Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos.

Serviço:

A UPA 24 horas atende diariamente e está situada à Rua Baster Pilar, Parque Hotel.