Upa de Araruama realiza quase 10 mil atendimentos no mês de janeiro

Em apenas um mês de reaberta, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Araruama, atendeu em janeiro 9.811 pacientes.  A unidade estava com atendimento restrito há vários meses e chegou a ser fechada em dezembro.

De acordo com o diretor da unidade, o médico Flávio Felicíssimo, a UPA 24h é a maior porta de entrada de pacientes do município e a ampla reabertura da unidade foi um grande alívio para população.

“Voltar a oferecer os serviços da UPA para a população é devolver dignidade as pessoas que por vários meses buscaram atendimento na unidade e a encontraram de portas fechadas”, afirma.

A unidade está implantando uma nova sistemática de atendimento que priorizará os casos mais graves e com riscos à vida do paciente, com a adoção do sistema de classificação de risco que, obedecendo a protocolos de referência internacionais, buscará dar um atendimento em menor tempo aos casos de maior gravidade, na Upa 24h.

O novo protocolo de atendimento é baseado no chamado “Critério de Manchester”, e classifica por cores os níveis de gravidade dos respectivos atendimentos. O vermelho refere-se à emergência; o amarelo refere-se a atendimentos de urgência, o verde, que refere-se a atendimentos de pouca urgência; e a cor azul, que representa atendimentos não urgentes.