Prefeitura de Araruama amplia serviços na Atenção Básica

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando os serviços da atenção básica. Uma das ações é a ampliação da oferta dos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em quase toda rede de saúde, realizando a capacitação de profissionais nas metodologias e também preparação do serviço para atender adequadamente o paciente quanto ao acolhimento, aconselhamento, testagem, encaminhamento e acompanhamento.

Segundo a coordenadora do curso, a enfermeira Janete Rangel, em dois dias de capacitação, cerca de 30 profissionais de saúde que trabalham nas mais diversas unidades de saúde municipal, como Postos de Saúde Familiar e Centro Materno Infantil, receberam treinamento.

“Um dos alvos desta capacitação é a testagem rápida com acolhimento e aconselhamento dos pacientes, instrumentalizando-os quanto aos seus direitos, decisões e possíveis impactos na sua saúde sexual e saúde reprodutiva, garantindo-os o tratamento adequado”, explica.

O bom desempenho destes profissionais promove a melhoria da assistência nestes serviços de saúde, proporcionando aos usuários um acompanhamento especializado. Garantindo a equidade e integralidade da assistência, bem como o acesso aos serviços de saúde.

As unidades que realizam o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) são os Postos de Saúde Familiar e os PS’s da Fazendinha, Praia Seca, Morro Grande, Iguabinha, Parque Mataruna, São Vicente, Bananeiras e Itatiquara, além do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids no Departamento de Saúde Coletiva e UPA 24h. O CIMI realiza os testes apenas como triagem.