Prefeitura Municipal de Araruama

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura de Araruama vem a público informar que está sendo anunciado nas mídias sociais um evento que irá acontecer no dia 15 de Dezembro,  no Parque de Exposições de Araruama. Mas, vem esclarecer que não existe nenhuma autorização por parte do Poder Executivo Municipal e dos outros órgãos competentes para realização do evento, nem mesmo da cessão do Parque de Exposições. Deixando claro que não se responsabiliza por nenhum ato feito em relação a este evento ou a organização do mesmo e que a Prefeitura só tomou ciência através das Redes Sociais.

 

 



 

Notícias

Prefeitura de Araruama amplia serviços na Atenção Básica

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando os serviços da atenção básica. Uma das ações é a ampliação da oferta dos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em quase toda rede de saúde, realizando a capacitação de profissionais nas metodologias e também preparação do serviço para atender adequadamente o paciente quanto ao acolhimento, aconselhamento, testagem, encaminhamento e acompanhamento.
 
Segundo a coordenadora do curso, a enfermeira Janete Rangel, em dois dias de capacitação, cerca de 30 profissionais de saúde que trabalham nas mais diversas unidades de saúde municipal, como Postos de Saúde Familiar e Centro Materno Infantil, receberam treinamento. 
 
“Um dos alvos desta capacitação é a testagem rápida com acolhimento e aconselhamento dos pacientes, instrumentalizando-os quanto aos seus direitos, decisões e possíveis impactos na sua saúde sexual e saúde reprodutiva, garantindo-os o tratamento adequado”, explica.
 
O bom desempenho destes profissionais promove a melhoria da assistência nestes serviços de saúde, proporcionando aos usuários um acompanhamento especializado. Garantindo a equidade e integralidade da assistência, bem como o acesso aos serviços de saúde.
 
As unidades que realizam o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) são os Postos de Saúde Familiar e os PS’s da Fazendinha, Praia Seca, Morro Grande, Iguabinha, Parque Mataruna, São Vicente, Bananeiras e Itatiquara, além do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids no Departamento de Saúde Coletiva e UPA 24h. O CIMI realiza os testes apenas como triagem.