Prefeita: Livia Soares Bello da Silva
Vice-prefeita: Raiana Soares Berling
___________
Chefe de Gabinete: Cristiane Meireles Lopes
Assessor de Articulação Parlamentar: Helênio Felizardo Bastos
Assessora de Assuntos Estratégicos: Rosenea Gonçalves Marinho
Telefone: 22 3199-9150 Ramal 246
E-mail: chefiadegabinete@araruama.rj.gov.br
Endereço: Avenida John Kennedy, 120, Centro
Horário de funcionamento: 9 às 18h
CHEFIA DE GABINETE (Chefe de Gabinete)
I –Representar o Prefeito em suas decisões junto às demais secretarias e órgãos da administração.
II – Preparar e despachar o expediente e a correspondência do Prefeito.
III – Providenciar, registrar , publicar e expedir o atos do Prefeito.
IV – Organizar, numerar e manter sob sua responsabilidade os originais de leis, decretos, portarias e outros atos normativos pertinentes ao Poder Executivo Municipal
V – Redigir projetos de lei, justificativa de vetos, decretos, portarias, regulamentos e outros atos normativos pertinentes ao Poder Executivo Municipal
VI – Expedir instruções para execução das leis, decretos e regulamentos aos assuntos da administração de uma forma geral
VII – Coordenar as respostas às interpelações ou pedidos de informações oriundas da Câmara Municipal de Araruama
VIII- Coordenar os pareceres sobre as matérias legislativas de interesse do Executivo Municipal, solicitando sempre que necessário, informações às secretarias e aos órgãos integrantes da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal
IX – Transmitir ao Prefeito Municipal e demais autoridades interessadas, sobre matérias em andamento na Câmara Municipal de Araruama e sugerir medidas e procedimentos que objetivem o crescente relacionamento com o Poder Legislativo Municipal.
ASSESSOR TÉCNICO
- Desenvolver trabalhos técnicos e estudos especializados nas mais diversas áreas da administração pública;
- Apreciar tecnicamente as questões levada a conhecimento do Chefe do Poder Executivo Municipal, dando suporte para a elaboração de projetos, processos, documentos e afins;
- Elaborar pareceres técnicos nos processos encaminhados à apreciação do Chefe do Poder Executivo quando solicitado;
- Auxiliar o Chefe do Poder Executivo em todas as suas áreas de atuação, sempre que solicitado, acompanhando as atividades da administração pública e dando suporte técnico (de acordo com a sua especialidade) às mesmas.
ASSESSOR ESPECIAL
- Auxiliar a Chefia de Gabinete nos procedimentos internos do Gabinete do Prefeito;
- Assessorar externamente o Gabinete do Prefeito quando solicitado, atuando como interlocutor das demandas de outras secretarias junto ao mesmo;
ASSESSORIA DE COORDENADORIA EXECUTIVA
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo nas funções de secretário (a),articulando o trabalho entre o Chefe do Poder Executivo e todos os secretários ,
- organizar e controlar a agenda do Chefe do Poder Executivo, assessorar reuniões e a coordenação de execução de planos de ação dos projetos de governo;
- atuar na organização de eventos e ações de governo promovidos pelo Poder Executivo Municipal, congressos; atuar nas rotinas do Gabinete do Prefeito.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA GERAL
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos técnicos relativos à elaboração, execução e supervisão de todas as obras e serviços de engenharia da Prefeitura, acompanhando convênios, acordos, contratos e afins referentes à todas as obras públicas;
- zelar pela fiel observância de todas as normas e exigências concernentes à obras públicas. (esta função deverá ser exercida obrigatoriamente por profissional de nível superior na área de engenharia e/ou arquitetura.)
- supervisionar e executar obras e empreendimentos; autorizar a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia; acompanhar os processos licitatórios dentro de sua competência e assessorar o Prefeito diretamente em sua área de atuação.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE PROJETOS ESPECIAIS
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal na elaboração e acompanhamento de Projetos Especiais que objetivem desenvolver e gerir ações previstas no Programa de Governo em articulação com a União, Estados e outros Municípios e entidades não governamentais.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
·Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em todas as relações institucionais da prefeitura, no que concerne à interação entre administração pública municipal e as instituições governamentais e não governamentais, zelando pela manutenção das boas relações entre os entes;
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE DE ARTICULAÇÃO PARLAMENTAR
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo nas relações com o Poder Legislativo Municipal, acompanhando andamento de projetos de interesse da municipalidade, e sendo interlocutor do Poder Executivo junto aquele poder.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos administrativos relativos à gestão da Administração Pública; sugerir medidas e procedimentos no encaminhamento de processos, planejar, dirigir,
- coordenar e executar as ações administrativas de apoio ao Chefe do Poder Executivo Municipal;
- acompanhar o trâmite processual e coordenar as ações objetivando a otimização do mesmo; revisar documentos e processos encaminhados ao Chefe do Poder Executivo Municipal;
- fiscalizar as ações administrativas determinadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal;
- fomentar e coordenar ações estratégicas nas diversas áreas de atuação do Poder Executivo e estimular e acompanhar projetos visando a melhoria dos serviços públicos e atuar de forma efetiva junto à todos os setores da administração, supervisionado o funcionamento dos mesmos.
ASSESSORIA DE OUVIDORIA GERAL
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal na comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal;
- Receber Reclamações, Denúncias, Solicitações, Sugestões e Elogios, e dar o devido encaminhamento aos setores da Prefeitura responsáveis, bem como ao Prefeito e secretários;
- acompanhar o desenrolar dos problemas, com todo o sigilo e dedicação, e cobrar sua solução.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE COORDENAÇÃO TÉCNICA
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos técnicos relativos à gestão da Administração Pública; emitir pareceres em documentos técnicos, sugerir medidas e procedimentos no encaminhamento de processos, pleitos e requisições dirigidas ao Chefe do Poder Executivo e elaborar relatórios e documentos de interesse do mesmo.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal no planejamento, a execução das políticas públicas promotoras de desenvolvimento das comunidades e inclusão social;
- Colaborar na coordenação das ações de governo que visem a a integração e a participação de entidades, instituições governamentais, não governamentais e a sociedade civil organizada no processo de desenvolvimento comunitário;
- Colaborar no planejamento e desenvolvimento de eventos e ações de integração comunitária e prestação de serviços para promoção da inclusão social;
- Colaborar na promoção da participação da população no processo de composição da Lei Orçamentária;
- atuar no ajuste das demandas a serem atendidas;
- desenvolver as atividades necessárias com o objetivo de estreitar o relacionamento do Poder Executivo com as associações de bairros;
- promover a discussão quanto à qualidade, oportunidade, revisão, estimativa e demanda da oferta dos serviços prestados à população, e das ações e políticas da Administração Pública Municipal, observando metodologia definida em regulamento próprio;
- desempenhar outras atividades que lhe sejam atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo, no âmbito de sua área de atuação.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal na promoção, coordenação e controle da comunicação oficial da prefeitura.
- Assessorar a gestão do relacionamento da prefeitura com seus diversos públicos (cidadão, imprensa, comunidade, industrias e comércios, mundo oficial, entidades, órgãos públicos, fornecedores, entre outros
- formar relações sólidas e confiáveis com os diversos meios de comunicação e mídia, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada, além de dar suporte para o relacionamento da prefeitura com a imprensa.
- Responsabilizar-se pela edição das matérias institucionais e oficiais;
- planejar, organizar, executar e sistematizar os trabalhos de cobertura jornalística da administração pública municipal, inclusive realizando o registro fotográfico.
- Acompanhar assuntos de interesse do Município concernente a programas e projetos que visem o seu desenvolvimento junto aos órgãos públicos e entidades privadas.
ASSESSORIA DE COORDENADORIA DE IMPRENSA E PUBLICIDADE
- Assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal na divulgação das informações de interesse público, enviando releases para os principais veículos de comunicação e atende à imprensa;
- Responsável por trabalhar o equilíbrio entre a identidade e a imagem da Prefeitura de Araruama, fazendo a gestão dos canais de comunicação oficiais de maneira estratégica, sejam eles externos ou internos, trabalhando a relação com a opinião pública e de interesse público.
- Manter o site da Prefeitura Municipal atualizado e de acordo com a Lei da Transparência.
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
- Auxiliar a Assessoria de Comunicação Social em todas as suas ações.
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE CERIMONIAL
- Responder pelas atividades de relações públicas do prefeito,
- Assessorar e dar suporte ao Prefeito em todos os eventos oficiais;
- Dar suporte às secretarias municipais nos eventos oficiais da prefeitura;
- Cuidar da organização de atos solenes ou comemorações públicas a partir das regras e encaminhamentos dos aspectos formais e protocolares.
- Manter atividades internas de acompanhamento da agenda de acontecimentos culturais, econômicos e sociais na cidade que podem ter a presença do prefeito, representação ou apenas cumprimentos.
- Garantir a manutenção do banco de dados do Prefeito e a organização das informações dos roteiros de atividades.
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE IMPRENSA
- Auxiliar a Assessoria de Imprensa e Publicidade na divulgação das informações de interesse público, enviando releases para os principais veículos de comunicação e atende à imprensa, e na gestão dos canais de comunicação oficiais de maneira estratégica, sejam eles externos ou internos, trabalhando a relação com a opinião pública e de interesse público.
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE
- Auxiliar a assessoria de Imprensa e Publicidade nos assuntos de sua competência, tais como o acompanhamento e controle das publicações de todos os atos oficiais da prefeitura, manutenção do portal da transparência e site da prefeitura de Araruama
- Responsabilizar-se pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação ( Lei Federal nº 12.527/11)
CHEFE DA DIV. DE ARQUIVO FOTOGRÁFICO E AUDIOVISUAL
- Cuidar de todo o arquivo audiovisual da prefeitura, além de ser responsável pelo registro dos mesmos nas solenidades e eventos diversos da prefeitura, ou em que a mesma esteja sendo representada de forma oficial.
-
CHEFE DA DIV. DE SONORIZAÇÃO
- Responsável por toda a sonorização do eventos oficiais da Prefeitura Municipal bem como ainda naqueles que a mesma esteja sendo representada.