A prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho, participou nessa sexta-feira, 10, de um debate que discutiu propostas de investimento para o Fundo Soberano do Estado do Rio.
O encontro foi liderado pelo Presidente da ALERJ, André Ceciliano, e reuniu prefeitos da Região da Costa do Sol, além de deputados estaduais e representantes de instituições privadas.
O Fundo Soberano foi aprovado na Alerj, em junho desse ano, por meio de uma Emenda Constitucional. Se trata de uma aplicação financeira que estabelece uma reserva com recursos dos excedentes dos royalties do petróleo.
Entre os objetivos, estão futuros investimentos nas áreas de infraestrutura, ciência e tecnologia, além de projetos para a geração de empregos.
Durante o encontro, os prefeitos da Região dos Lagos falaram sobre a importância do Fundo para o desenvolvimento da Região.
A prefeita Livia de Chiquinho, única mulher a compor a mesa, ressaltou 3 pontos principais que seriam importantes para investimentos do Fundo Soberano.
O primeiro foi a questão essencial da segurança pública, com investimentos em tecnologia, como instalação de câmeras de segurança nas rodovias dos municípios, com central de monitoramento junto à PM e Sub-centrais nos municípios com apoio da Guarda Civil.
Depois, a prefeita falou sobre a necessidade de desassoreamento da Laguna de Araruama, fundamental para o Turismo da Região.
E por último, destacou a necessidade de investimentos em rodovias que cortam a Região, como a RJ102, estrada de Praia Seca, com muitos trechos precários e sem acostamento; uma via estratégica, pois dá acesso ao aeroporto de Cabo Frio.