A Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Política Social, vai realizar um evento em comemoração aos 16 anos de criação da lei Maria da Penha, que estabelece a violência contra a mulher como crime.
O evento vai acontecer no dia 25 de agosto, no Centro de Convenções, que fica na Praça Menino João Hélio, Centro, das 09h às 12h.
Estão previstas várias atividades. Entre elas, palestras e rodas de conversa sobre feminicídio, aplicação da lei Maria da Penha no Judiciário; discussões sobre acompanhamento psicológico às vítimas e a atuação da Defensoria das Mulheres.
Vale ressaltar que o município de Araruama conta com uma rede municipal de apoio às mulheres em situação de violência doméstica.
Só no primeiro semestre desse ano o Cram ( Centro de Referência de Atendimento à Mulher) registrou 751 atendimentos. A maioria são de mulheres de 36 a 40 anos. Os tipos de violência mais predominantes são: psicológica, moral e física.
Não se cale. Para fazer qualquer tipo de denúncia a pessoa precisa ligar para o número 180 ou procurar uma Delegacia de Atendimento à Mulher para registrar ocorrência.