A semana foi mais que produtiva na Praça Escola Ecológica Prefeito Afrânio Valladares, em Araruama.
Os alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano colocaram as mãozinhas na terra e ajudaram na colheita de hortaliças, como: alface, couve e cebolinha. Os canteiros foram feitos na unidade e as mudas plantadas pelos próprios alunos, com o acompanhamento de monitores, há alguns meses.
A iniciativa faz parte do projeto “Horta na Escola”, uma parceria da Secretaria Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca com a Secretaria Municipal de Educação.
Tudo o que é colhido já tem destino certo: os alimentos vão ser utilizados para incrementar a própria merenda das crianças.
A ideia é aliar a teoria da sala de aula, onde elas estudam sobre proteção ecológica e o plantio saudável, com a prática do cultivo da terra, mostrando que os próprios alunos podem ser os protagonistas desse processo que visa a sustentabilidade ambiental.
Um aprendizado que respeita o tempo e os limites da natureza...Tanto que só após a colheita, é que os alunos voltaram a plantar novas mudas de hortaliças nos canteiros.
Ah, vale lembrar que é tudo orgânico, no projeto “Horta na Escola” não entram agrotóxicos.
E assim, nossos “pequenos estudantes agricultores” de Araruama seguem como multiplicadores dessa prática, que concilia alimentação saudável e a consciência ecológica.