“Aprimorar o atendimento às Mulheres em situação de violência doméstica em Araruama”. Esse foi o tema do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres, realizado pela Prefeitura de Araruama, por meio do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).
O evento, que aconteceu no Teatro Municipal, contou com a presença de autoridades nas áreas do Poder Judiciário, Segurança Pública, OAB, Delegacia de Polícia e Assistência Social, entre outras…
Entre os principais temas discutidos, estão as políticas públicas, que têm o objetivo de proteger as vítimas de violência doméstica e o trabalho de prevenção a esse tipo de agressão. O evento contou com os seguintes palestrantes:
Dr. Eric Baracho Dore Fernandes- Juíz da Vara Criminal da Comarca de Araruama
Dr. Marcelo Machado- Defensor Público da Vara de Família e de Violência Doméstica
Dr. Raphael Siqueira - Promotor de Justiça da Vara Criminal
Flávia Correa- Secretária de Segurança
Dr. Renato Mascarenhas- Delegado de Polícia da 118 Delegacia de Polícia
Dra. Fabrícia Nogueira- Coordenadora do Cram
Dra Rosana Jardim- presidente da OAB Araruama
Um debate rico, com propostas claras de enfrentamento.
O Cram, por exemplo, pleiteou junto à Defensoria Pública que a mesma dê prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Ficou definido que os representantes dos órgão farão reuniões a partir de agora para afinar essa proposta.
Além disso, os representantes das áreas(Judiciário, Promotoria e Delegacia de Polícia) também estão estudando a possibilidade de trazer a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) para o município.
Ao final do encontro a certeza de que a união de todas as autoridades é a base para promover as melhorias necessárias no atendimento às vítimas de violência doméstica em Araruama.