O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: alertar tanto o poder público quanto a sociedade civil sobre um grave problema e, ao mesmo tempo, comum à todas as pessoas que transitam pelas ruas: o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A motivação dessa iniciativa não é novidade. A sensibilidade de autoridades globais quanto a segurança viária fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) definisse o período entre 2011 e 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito".
O mês de maio foi escolhido porque o anúncio da ONU se deu, oficialmente, em maio de 2011 e a cor amarela, por significar Atenção no conjunto semafórico.
Dessa forma, a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Transportes, apoia o Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de conscientizar a todos sobre o respeito e responsabilidade no trânsito para que possamos diminuir os índices de acidentes nas vias do município.
Convidamos, você, cidadão araruamense - morador ou visitante, pedestre, ciclista, condutor ou passageiro - a refletir sobre a importância da conduta prudente e exemplar no trânsito.