Notícia

Agosto Lilás: Prefeitura de Araruama mobiliza serviços e população no combate à violência contra a mulher

por Luiz Felipe Rodrigues Publicado em 06/08/2026 às 14:39 67 Visualizações

A programação do Agosto Lilás segue mobilizando a população de Araruama com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Araruama promoveu palestras nos postos de Saúde da Família (PSFs) do Areal e de Praia Seca, levando informações sobre os diferentes tipos de violência, os direitos das mulheres, a rede de proteção e os caminhos para buscar ajuda.

As atividades, conduzidas pela Superintendência de Defesa da Mulher, reuniram profissionais de saúde e moradores das duas localidades em momentos de diálogo, orientação e acolhimento, reforçando a importância da informação como ferramenta para romper o ciclo da violência e fortalecer a rede de apoio às vítimas.


As palestras integram a programação especial do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização que, neste ano, marca os 20 anos da Lei Maria da Penha, considerada um dos principais instrumentos de proteção às mulheres no Brasil.

Conscientização nas ruas e programação continua


As ações tiveram início na terça-feira (4), com a instalação de uma tenda de conscientização na Praça da Bíblia, onde a equipe da Superintendência de Defesa da Mulher vem distribuindo materiais informativos, orientando a população e promovendo atividades educativas ao longo da semana

Na quarta-feira (5), a campanha ganhou as ruas com uma blitz de panfletagem realizada na Rodoviária de Araruama, coordenada pela superintendente de Defesa da Mulher, Marizete Ramos, que conversou com a população e reforçou a importância da informação como instrumento de prevenção à violência contra a mulher.


"A informação é uma das nossas maiores aliadas no enfrentamento à violência. Quando levamos orientação para os espaços públicos, mostramos às mulheres que elas têm direitos, que existe uma rede preparada para acolhê-las e que elas não precisam enfrentar essa situação sozinhas. Nosso objetivo é fazer com que essa mensagem alcance o maior número possível de pessoas", destacou Marizete Ramos.

A mobilização continua nesta sexta-feira (7), data em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos, com uma nova blitz de conscientização no semáforo em frente à Praça da Bíblia. No mesmo dia, também será realizado o 2º Seminário Lei Maria da Penha - 20 anos de proteção e garantia de direitos, das 9h às 12h, no auditório do Parque Hotel.

O encontro reunirá representantes da rede de proteção, autoridades e profissionais que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher para debater os avanços conquistados ao longo das últimas duas décadas e os desafios para fortalecer a proteção às mulheres no município.


Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.