Eventos como a Copa Três Tambores reúnem dezenas de competidores e colocam o município como referência na modalidade na Região dos Lagos
O Parque de Exposições Manoel Marinho Leão, no bairro Fazendinha, em Araruama, se tornou uma verdadeira arena dos esportes com cavalos na Região dos Lagos. Entre a adrenalina das competições e a conexão com os animais, as modalidades esportivas com cavalos têm conquistado seus praticantes.
"O dia-a-dia com o cavalo traz uma sensação maravilhosa. Eu costumo dizer que o cavalo, pra mim e pra minha família, é uma terapia. Você tá num momento difícil, você tá passando por uma situação complicada, o cavalo sente e ele consegue te curar. O momento da competição é uma adrenalina, é dentro da pista que você consegue concretizar tudo aquilo que em casa você treinou, você vem aqui e coloca em prática", destacou Isabella Araújo, atleta e organizadora da 1ª Copa Três Tambores de Araruama.
O evento, aliás, é um exemplo de como Araruama tem sido referência em competições equestres na Região dos Lagos. A 5ª e etapa final da Copa foi realizada no fim de semana, entre sábado (6) e domingo (7). Cerca de 90 competidores com seus cavalos Quarto de Milha disputaram a prova, que contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Proteção Animal.
Ao longo das cinco etapas da Copa, atletas de diferentes categorias participaram das provas, demonstrando habilidade, técnica e sintonia com os animais. Ao final da temporada, foram premiados os competidores que mais pontuaram durante todo o circuito, recebendo as tradicionais fivelas de campeões em suas respectivas categorias.
A prova dos três tambores é uma das modalidades mais populares do esporte equestre brasileiro. Nela, cavalo e competidor percorrem um trajeto em torno de três tambores dispostos na pista, vencendo quem completar o percurso no menor tempo. A modalidade exige velocidade, precisão e forte conexão entre animal e atleta.
“A Copa Araruama de Três Tambores foi um grande sucesso desde a primeira etapa. Conseguimos reunir competidores, famílias e amantes do cavalo em um ambiente de confraternização e valorização do esporte rural. Nosso objetivo é continuar apoiando iniciativas como essa, que ajudam a colocar Araruama como referência no agronegócio e no esporte equestre da nossa região, além de atrair visitantes e reforçar nossa economia”, destacou o secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Proteção Animal, André Mônica.
*Confira os campeões da 1ª Copa de Três Tambores e Seis Balizas de Araruama:*
*Três Tambores*
Aberta Júnior: Gabriel dos Santos Porto
Aberta Sênior: Francisca Elenir dos Santos Forte
Amador: Guilherme Fontes Mendonça
Amador Masculino: Guilherme Fontes Mendonça
Amador Master: Lincoln da Costa Drumond
Amador Principiante: Lincoln da Costa Drumond
Cavalo Iniciante: Rodolfo de Almeida Franco
Feminino: Francisca Elenir dos Santos Forte
GP ABQM: João Victor de Aguiar Gonçalves Leal
Jovem A: Valentina Ramalho Attianesi
Jovem B: Liz Ferreira Dalto
Jovem C: Felipe Gabriel Oliveira Costa
Jovem Principiante: Beatriz Araújo de Figueiredo
Júnior Principiante: Liz Ferreira Dalto
Paratleta HC4: Sandra de Freitas Castro Vellasco
Potro do Futuro: Francisca Elenir dos Santos Forte e Gabriel dos Santos Porto
Profissional Light: Gabriel dos Santos Porto
*Seis Balizas*
Aberta Livre: Douglas Leite Felix
Amador: Sandra de Freitas Castro Vellasco
Feminino: Valentina Ramalho Attianesi
Jovem Unificado: Maria Julia Gomes Figueiredo
Potro do Futuro: Douglas Leite Felix