Notícia

Feira de Ciências mobiliza escolas de Araruama e destaca experiência dos alunos

Estudantes da rede municipal transformaram salas de aula em espaços de conhecimento, apresentaram projetos científicos e compartilharam descobertas com a família

por Filipe Carbone Publicado em 28/10/2026 às 13:55 22 Visualizações

As escolas da rede municipal de Araruama se transformaram em espaços de descobertas, criatividade e troca de conhecimentos durante a realização da Feira de Ciências 2026, realizada ao longo deste mês de outubro. Com o tema “Ciência Delas”, a iniciativa mobilizou estudantes de diferentes etapas de ensino, que desenvolveram trabalhos e assumiram o protagonismo na apresentação de pesquisas e projetos científicos para familiares e professores.

Cada unidade organizou um dia especial para a apresentação dos trabalhos, abrindo as portas para receber as famílias dos estudantes. As salas de aula ganharam decorações temáticas, materiais produzidos pelos próprios alunos e espaços preparados para explicar os assuntos estudados. Durante as visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar o que aprenderam e apresentar as pesquisas.


Chefe de Divisão de Ensino Fundamental do projeto na Secretaria Municipal de Educação, Carlos Eduardo Ferreira destacou a importância da iniciativa para fortalecer o aprendizado e incentivar a participação ativa dos estudantes.

“É um prazer ver as nossas escolas vivas, atuantes, a pulsar conhecimento, interações e desenvolvimento humano de modo ético e responsável. Celebramos com muito orgulho a realização da nossa Feira de Ciências e acreditamos numa educação para todos, pautada no protagonismo dos nossos estudantes, na aprendizagem ativa e na formação integral”, afirmou.

A Feira de Ciências proporcionou uma experiência de aprendizagem na prática, estimulando a curiosidade, a criatividade, a comunicação e o pensamento crítico. A preparação dos projetos também envolveu pesquisa, organização e trabalho em equipe, permitindo que os alunos participassem da construção de todo o material.

A edição deste ano acompanhou o tema nacional “Ciência Delas”, escolhido para a 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ideia busca reconhecer as contribuições das mulheres para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de incentivar a presença feminina nos espaços de pesquisa e inovação.

Galeria de fotos
Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.