A Prefeitura de Araruama, por meio da Coordenação de Saúde Mental, vai realizar, no dia 27, quinta-feira, o III Simpósio de Saúde Mental da População Preta, voltado para trabalhadores do SUS, SUAS, Educação, além de usuários e familiares.
O evento vai acontecer no Centro de Convenções, na Praça Antônio Raposo, no Centro, das 09h às 16h.
Com o tema “O silenciamento do corpo preto: violências e suas implicações para a saúde mental”, o encontro vai discutir o apagamento histórico das origens negras, o silenciamento das vozes pretas e a necessidade de políticas públicas que promovam cuidado antirracista e reparação histórica.
A programação inclui mesas-redondas com especialistas na área, que vão abordar temas, desde o sofrimento psíquico da juventude preta até as especificidades da saúde mental das mulheres negras.
O secretário de Saúde, Mário Jorge Espinhara, ressaltou a importância do evento: “Debater a saúde mental da população preta é debater justiça e equidade. Este simpósio reafirma o compromisso de Araruama com um cuidado antirracista, humano e transformador”, concluiu.
À tarde, o simpósio contará com apresentações culturais e oficinas, como macramê, música, capoeira e acroSport e a roda cultural Batalha dos Patinhos, reforçando a cultura como ferramenta de identidade, resistência e cura.