Araruama se prepara para viver um fim de semana marcado por adrenalina, poeira nas alturas e histórias que atravessam gerações. Nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 10h, o distrito de Morro Grande, na Rua Honorino Coutinho, recebe a primeira edição da Copa Araruama Velocross , um evento que promete reunir pilotos de toda a região.
Mas, antes mesmo da bandeira verde, já existe uma dupla chamando atenção: Luciano Cabral, 51 anos, e seu filho, Marcelo Cabral, de 11 anos, são protagonistas de uma trajetória que mistura paixão, disciplina e uma conexão familiar construída dentro das pistas.
Morador de Araruama e apaixonado por velocidade, Luciano Cabral foi vice-campeão no Campeonato Sul Mineiro de Velocross, no ano passado.
Acostumado a viajar longas distâncias em busca de competições, ele comemora o fato de finalmente poder acelerar em casa.
“Isso é maravilhoso. Eu sempre rodei muito atrás de competições, às vezes mais de 500 km, e agora ter a copa de velocross em casa é uma satisfação muito grande”, disse.
Acostumado com disputas acirradíssimas, o piloto conta que para ele a velocidade funciona como um anti-stress. “Essa adrenalina em cima da moto é fantástica, uma sensação boa, a gente esquece tudo, representa muita liberdade pra mim, além de unir a família”, disse, animado.
Neste fim de semana Luciano vai ter a companhia do filho, Marcelo, que também vai competir na Copa Araruama Velocross, na categoria Júnior.
O garoto começou a praticar o esporte aos 5 anos e, no ano passado, iniciou sua jornada no circuito profissional.
E o grande incentivador, claro, é o pai, que demonstra orgulho em cada palavra.
“Esse é um fruto do esporte que eu valorizo muito. Ver meu filho correndo nas pistas é uma alegria pra mim. Esse mundo de hoje está muito difícil, e levando o Marcelo para o esporte eu sei que ele vai seguir um caminho do bem. Eu falo pra ele: só vai competir se tirar nota boa na escola, e ele tá seguindo o plano direitinho”, contou, aos risos.
Marcelo, por sua vez, conta que está cada dia mais apaixonado pelo esporte e já tem até uma torcida fiel que o acompanha nas competições. “Eu estou muito feliz com essa corrida desse fim de semana, principalmente porque meus amigos de Araruama e outros amigos de Minas Gerais vão pra Morro Grande me ver correr, e esse incentivo da torcida é muito importante”, disse, animado.
O velocross, além de dar disciplina, se tornou mais um elo de ligação entre pai e filho. E nessa semana a dupla está intensificando os treinos. A ideia é fazer bonito em Morro Grande e mostrar, na prática, como o esporte é capaz de ensinar, fortalecer e unir gerações.