Notícia

Parque de Exposições será ponto permanente da vacinação antirrábica durante campanha em Araruama

Além do atendimento no Centro durante toda a campanha, cães e gatos poderão ser imunizados em datas específicas em diferentes bairros nono município

por Lu Barcellos Publicado em 23/09/2026 às 19:42 142 Visualizações

A partir deste sábado (26), tutores de cães e gatos terão um ponto permanente para a vacinação antirrábica em Araruama. O Parque de Exposições, no Centro, funcionará das 9h às 16h durante toda a campanha, até 10 de dezembro. Além dele, a prefeitura disponibilizará pontos de vacinação em diferentes bairros, em datas específicas, para facilitar o acesso dos moradores.

A vacinação nos pontos descentralizados será realizada em locais de referência para a população, como associações de moradores, praças, subprefeituras e unidades da rede municipal. A estratégia amplia as opções para que os tutores possam manter a vacinação dos animais em dia sem precisar se deslocar até o Centro.

“Manter a vacinação dos cães e gatos em dia é uma medida fundamental para a prevenção da raiva. Além de proteger os animais, a vacinação ajuda a reduzir o risco de transmissão para as pessoas, já que a doença pode ser muito grave. Por isso, é importante que os tutores aproveitem os pontos disponibilizados pela campanha e levem seus animais para receber a dose”, explica Vinícius Guerhard, superintendente da Clínica Animal Municipal.

Confira os pontos fixos de vacinação:

  • Parque de Exposições - 26 de setembro a 10 de dezembro
  • Subprefeitura de Praia Seca - 10 de outubro
  • Associação de Moradores de Areal – 10 de outubro
  • Associação de Moradores de Boa Perna – 31 de outubro
  • Ao lado da UBS de Iguabinha – 7 de novembro
  • Subprefeitura de Iguabinha – 7 de novembro
  • Em frente à UBS de Morro Grande – 14 de novembro
  • Praça de São Vicente  - 14 de novembro

Vacinação também chega à área rural

A partir de 16 de novembro, a campanha terá uma etapa itinerante nas localidades rurais. Nessa fase, a equipe se deslocará com o veículo da campanha até cada região, conforme o cronograma definido pela Vigilância em Saúde.

“Nas áreas rurais, a vacinação itinerante permite que a equipe chegue mais perto dos moradores e consiga uma cobertura maior. É uma estratégia importante também pela característica dessas localidades e pela presença de morcegos, que têm relação com a circulação do vírus da raiva”, explica Mariana Lopes Nogueira, coordenadora da Vigilância em SaSaúde.

Confira o cronograma da vacinação itinerante:

Mês de novembro

  • 16 de novembro – Macabu
  • 17 de novembro – Banqueiros
  • 18 de novembro – Mineiros
  • 19 de novembro – Palmeiras
  • 23 de novembro – Barro Vermelho
  • 24 de novembro – Aurora
  • 25 de novembro – Juturnaíba
  • 26 de novembro – Fazenda Espírito Santo
  • 27 de novembro – Sobara
  • 30 de novembro – Posse

Mês de dezembro

  • 1º de dezembro – Sobradinho
  • 2 de dezembro – Murubaí
  • 3 e 4 de dezembro – Norival Carvalho
  • 7 de dezembro – Monteiro
  • 8 de dezembro – Prodígio
  • 9 de dezembro – Boa Vista
  • 10 de dezembro – Engenho Novo
Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.