Notícia

Período de Defeso na Lagoa de Araruama tem início em 1º de agosto e vai até 31 de outubro

Publicado em 29/07/2025 às 16:32 1799 Visualizações


A partir de 1º de agosto, está proibida qualquer atividade de pesca, amadora ou profissional, na Lagoa de Araruama. A medida, válida até 31 de outubro, marca o início do período de defeso, quando os pescados entram em fase de reprodução e precisam de proteção para garantir a preservação das espécies e o equilíbrio ambiental do ecossistema lagunar.


A ação atende às diretrizes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e visa proteger especialmente espécies como parati e tainha, que se reproduzem em larga escala durante esse intervalo. Interromper a pesca neste período é fundamental para que os peixes desovem em segurança e completem seu ciclo biológico de forma saudável, assegurando a renovação dos estoques naturais.


A fiscalização será intensificada com o apoio de órgãos ambientais, guardas municipais e colônias de pescadores da região.


A Lagoa de Araruama é considerada uma das maiores lagunas hipersalinas em estado permanente do mundo e abriga uma biodiversidade única. Além disso, sustenta atividades econômicas e turísticas importantes para os municípios do seu entorno.


O respeito ao defeso é também uma forma de garantir que a pesca continue sendo uma fonte sustentável de alimento e renda no futuro. 



Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.