Reforma da estrutura foi inaugurada nesta terça-feira (23)
A quadra poliesportiva revitalizada da Escola Municipal Professor Orlando Dias Ribeiro, no bairro Mataruna, em Araruama, já se tornou um marco para a comunidade escolar de cerca de 500 alunos matriculados na unidade. Durante a inauguração, nesta terça-feira (23), professores, estudantes e a equipe diretiva da escola deram seus depoimentos sobre o significado da entrega.
"Eu achei a quadra muito bonita. O esporte que eu mais quero jogar aqui é futebol", contou Pietro Viana, de 8 anos, estudante do 2º ano do Fundamental. "Eu achei linda, maravilhosa. Gostei muito. Meu esporte favorito é futebol e agora vai dar para jogar muito bem aqui", disse a estudante Juliana Oliveira, do 3º ano.
Para a diretora adjunta da unidade, Carolina de Sá, que atua na escola há quase uma década, a quadra representa o fim de uma antiga dificuldade enfrentada por alunos e profissionais.
"É um ganho muito grande para a nossa escola. Nós passamos anos com as crianças realizando atividades expostas ao sol e às condições do tempo. Hoje estamos muito felizes porque esse espaço vai beneficiar toda a comunidade escolar", destacou.
O professor de Educação Física Diogo Cristóvão, que trabalha na unidade desde 2016, ressaltou que a cobertura e a revitalização da quadra permitirão a realização das atividades planejadas sem interrupções provocadas pelo clima.
"Antigamente tínhamos uma quadra descoberta e as crianças ficavam expostas ao sol e à chuva. Agora conseguimos desenvolver um trabalho de melhor qualidade, sem precisar adaptar as atividades por causa das condições climáticas. Isso beneficia não apenas as aulas de Educação Física, mas todos os eventos realizados pela escola", explicou.
Além da revitalização da quadra, a escola recebeu melhorias em outros espaços, como a Sala de Leitura e a Biblioteca, além de serviços de manutenção e pintura em áreas internas e externas. Segundo a diretora adjunta, as melhorias na infraestrutura contribuem diretamente para o ambiente de aprendizagem e para a motivação de alunos e servidores.
"A estrutura é muito importante para todos nós. A escola está muito bonita e isso agrega no dia a dia das crianças, dos professores, dos funcionários e das famílias", afirmou.
Além de proporcionar mais conforto e segurança para as atividades escolares, a direção da unidade destaca a importância do trabalho de conscientização dos estudantes sobre a preservação do patrimônio público.
"A gente trabalha diariamente com as crianças a importância de cuidar dos espaços da escola para que eles possam ser preservados por muito tempo. É um aprendizado que faz parte da formação deles", explicou Carolina.
A cerimônia de entrega contou com a presença da prefeita Daniela Soares; o presidente da Câmara, Magno Dheco; os vereadores Hérika da Virtuosa, Rodriguinho das Excursões, Fábio da Ração, Nelsinho do Som, Aparício Marques, Armando Polati, Luiz do Táxi, Carlinhos de Deus e Thiago Pinheiro; secretários municipais; profissionais da educação, alunos e familiares.