No próximo sábado (27), das 10h às 15h, o Quilombo de Sobara será palco de uma importante iniciativa: a realização do Incra nos Quilombos. O objetivo é levar informações sobre o processo de regularização do território quilombola e ouvir diretamente as demandas da comunidade local.
A ação é promovida pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do projeto Defensoria em Ação, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O foco é garantir a segurança fundiária, fortalecer a identidade cultural e assegurar os direitos constitucionais dessas comunidades, promovendo o desenvolvimento local. O Incra atua na regularização e titulação de terras quilombolas, em um processo que envolve a identificação, delimitação e registro oficial dos territórios.
Em Sobara, moradores e lideranças quilombolas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, apresentar solicitações e contribuir ativamente para o avanço do processo de reconhecimento e garantia de suas terras.
O evento será realizado na Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, localizada na Estrada de Sobara, distrito de São Vicente. E conta com o apoio da Prefeitura de Araruama, da Defensoria Pública da União e da Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), fortalecendo a rede de atuação em defesa das comunidades tradicionais.