Desde agosto passado, a Prefeitura de Araruama implantou uma nova forma de receber os novos profissionais que vão trabalhar na rede municipal de saúde. Todos passam por um treinamento de boas-vindas, que tem como objetivo apresentar os fluxos de trabalho, reforçar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a cultura de atendimento humanizado adotada no município.
Mais do que uma capacitação técnica, antes de iniciarem o trabalho, o encontro busca estimular a escuta e o diálogo, reforçando a importância de que todos os profissionais compreendam seu papel dentro da rede de atendimento e se sintam parte essencial do processo.
“A ideia partiu da prefeita Daniela Soares de aproximar as pessoas e fortalecer os vínculos dentro da rede de saúde. Desde então, passamos a receber os novos profissionais em um momento de acolhimento, para que todos compreendam a importância do trabalho em equipe, independentemente da categoria funcional. É uma forma integrar todo mundo e garantir um atendimento cada vez mais qualificado aos usuários”, explica a coordenadora de Educação Permanente em Saúde, Gabryella Vencionek.
A assessora técnica do Departamento de Pessoal, Amanda Marinho, destaca que a iniciativa contribui para que os novos servidores iniciem suas atividades com mais segurança e pertencimento.
“Esse momento permite que os profissionais conheçam melhor a rede, entendam os processos de trabalho e percebam a importância de cada função dentro do atendimento. Quando o servidor se sente acolhido, valorizado e integrado à equipe, ele consegue desenvolver seu trabalho com mais confiança e oferece um atendimento ainda mais humanizado”, afirmou.
A realização do novo treinamento demonstra o compromisso da administração municipal com a valorização dos profissionais e para que todos recebam as mesmas orientações e compartilhem a mesma linguagem de cuidado e respeito com a população.