A Defesa Civil de Araruama participa nesta quinta-feira (20) do evento “Antecipar e Reagir: impactos do El Niño no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento dos Efeitos do El Niño. O encontro acontece a partir das 9h30, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã.
A programação reúne representantes de diferentes áreas do Governo do Estado para discutir os possíveis impactos do fenômeno climático e fortalecer estratégias de prevenção, monitoramento e resposta. Entre as câmaras temáticas estão as secretarias de Estado de Defesa Civil, Saúde, Ambiente e Sustentabilidade e Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento do Interior.
A superintendente da Defesa Civil Municipal de Araruama, Sheila Mendes, destaca a importância da integração entre os órgãos para ampliar a capacidade de prevenção e proteção da população.
“A participação em encontros como esse é fundamental para fortalecer a troca de informações e experiências entre os municípios e o Estado. Quanto mais preparados estivermos para compreender os efeitos dos fenômenos climáticos, maior será nossa capacidade de antecipar riscos e proteger a população.”
O El Niño é um fenômeno climático que pode provocar alterações nos padrões de temperatura e precipitação, com impactos que variam de acordo com cada região. Por isso, o planejamento e o acompanhamento das condições meteorológicas são importantes para orientar ações de prevenção e resposta da Defesa Civil.
A participação de Araruama no encontro reforça o compromisso do município com a integração entre as instituições e com o aprimoramento contínuo das ações de prevenção e preparação para eventos climáticos.