A Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na tarde desta sexta-feira (7), no Galpão Agrícola do Parque de Exposições, o evento “Fazenda Legal”, em parceria com o Sindicato Rural de Araruama.
O encontro reuniu produtores rurais, representantes de instituições e autoridades municipais para debater os principais temas que envolvem o campo, como o acesso a crédito, programas de incentivo e maior segurança jurídica.
Durante o evento, o presidente da FAERJ (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Rodolfo Tavares, destacou o papel fundamental da formalização das propriedades na valorização do trabalho do produtor rural e no fortalecimento da economia agrícola.
O Secretário de Agricultura, Marcelo Melo, ressaltou a relevância da iniciativa, que hoje reuniu no Galpão Agrícola no Parque de Exposições de Araruama em uma reunião importante. "O Fazenda Legal junto com o SENAR e Sindicato Rural vem para melhorar cada vez mais o cenário do produtor rural de Araruama", afirmou.
Já o Secretário de Governo, Anderson Moura, destacou o alinhamento do projeto às políticas públicas municipais. “O projeto Fazenda Legal estimula a legalização das propriedades rurais. A gente sabe da importância da agricultura para a nossa cidade. Araruama vem conquistando posicionamentos importantes no ranking nacional e esse setor precisa e está sendo realinhado à política pública municipal”, declarou.
A Presidente do Sindicato Rural de Araruama, Stella Romanos, falou sobre o trabalho da instituição e sua trajetória de credibilidade. “O Sindicato Rural de Araruama tem 73 anos de existência, ativo e com todo seu registro regular no Ministério do Trabalho e Emprego. Nós recebemos na semana passada a nova diretoria toda legalizada. Nós estamos com toda nossa documentação em dia”, pontuou.
A programação teve apoio da FAERJ, SENAR, SEBRAE, Sindicatos Rurais e da Prefeitura Municipal de Araruama, reafirmando o compromisso conjunto em promover conhecimento, orientação técnica e incentivo à legalização fundiária.