A programação musical da 5ª Feira Literária de Araruama (FLA Araru 2026) terminou em clima de festa na noite deste domingo (16), com um show de Mart’nália que levou samba, sucessos da carreira e muita animação à Praça Antônio Raposo. O público cantou, dançou e acompanhou de perto a apresentação, encerrando o terceiro dia da feira em uma noite marcada pela música e pela celebração da cultura.
Após o show, Mart’nália falou sobre a experiência de participar da FLA Araru e lembrou a relação que mantém com Araruama desde a juventude.
“É gratificante ver essa região, pela qual tenho um carinho especial, já que frequentei muito Araruama em minha juventude, sendo revitalizada e valorizada desta forma. Parabéns pela iniciativa; espero que esta feira prospere por muitos anos, pois eventos que promovem a cultura são fundamentais para todos nós”, afirmou.

A relação entre música e literatura também apareceu na conversa, especialmente a partir dos sambas-enredo e de sua capacidade de transformar diferentes narrativas em música.
“O samba carrega uma carga cultural imensa e está intrinsecamente ligado à literatura. Os sambas-enredo, por exemplo, são verdadeiras aulas de história e cultura. Precisamos nos aproximar cada vez mais das nossas raízes, e eventos como esta feira cumprem esse papel essencial de integração”, destacou.
Em meio à preparação para o próximo Carnaval, a cantora citou Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, como uma de suas leituras atuais.
“A leitura é um caminho de autodescoberta. Não acredito em uma indicação única, pois o hábito de ler é um exercício de entender a si mesmo e ao mundo. É maravilhoso que a cidade e o estado proporcionem esse acesso por meio de feiras e bibliotecas”, afirmou.

A obra de Itamar Vieira Junior também servirá de inspiração para o desfile da escola de samba Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2027, reforçando a aproximação entre os dois universos.
“No momento, como estou totalmente imersa no universo do samba, destaco Torto Arado, que será o enredo da Unidos de Vila Isabel no próximo Carnaval. É uma obra maravilhosa que reforça como a literatura e as escolas de samba - que considero uma ópera viva - caminham lado a lado. Vamos de Torto Arado e Vila Isabel!”, completou.

FLA Araru continua nesta segunda
A FLA Araru 2026 continua nesta segunda-feira (17), último dia da feira, com atividades voltadas especialmente para crianças e famílias.
A programação começa às 9h com o espetáculo teatral A Lebre e a Tartaruga, da Cia. Infocus. Ao longo do dia, o público também poderá acompanhar atrações como Cuida de Mim?, do Teatrama, com marionetes; o musical Crianceiras, inspirado na obra de Manoel de Barros; e a oficina Submarino Quadrado e Suas Descobertas, com Tatiane Takahashi Nunes.
Outro destaque é o espetáculo de ilusionismo Escola Mágica, com Henry & Klauss, marcado para as 10h30. A programação inclui ainda contação de histórias sob as árvores da Praça Antônio Raposo, atividades da Kombiteca e a presença de personagens ao longo do dia.